segunda-feira, 7 de maio de 2012

Relatório

A poesia dessa forma é uma forma subjetiva, única de ver e expressar o mundo. Nesse aspecto somos privilegiados de nossa nacionalidade, pois temos um rico e vasto mundo escrito por nossos poetas. Mais do que a poesia faz sentido em nossas vidas, numa era no qual as informações tem a velocidade de clicks, é fundamental refletirmos como somos e o que sentimos. A tecnologia pode incorporar outras formas e sentidos a poesia, o que constitui o objetivo central desta aula, associar poesia e tecnologia em busca do conhecimento reflexivo da língua e daquilo que somos, seres humanos em busca do conhecimento. Contando um pouco sobre a história do poema e o quanto ele causou críticas na época, os tradicionalistas contras os modernistas. Questionei aos alunos sobre quais sentimentos o poema “no meio do caminho” transmitem?Em seguida os alunos pesquisaram o contexto em que a poesia foi publicada em 1930. Trazendo a poesia para o mundo dos alunos, quais são as pedras no caminho, quais os obstáculos a serem percorridos e podemos observar a relação entre a poesia e o que vemos e sentimos. “Na poesia o eu se volta para o exterior, na tentativa de exprimir o seu interior. É uma escrita de dentro para fora. Já na prosa a escrita é de fora para dentro, com o eu tentando interiorizar a realidade...Interessa então o mundo, as descrições, as situações, o que acontece, como acontece e quando acontece. A prosa acontece num período passado. Possui objetividade do contrário da poesia”... Estudar a poesia e trocar informações sobre o que eles estão aprendendo. Para a comunicação podem ser usadas várias ferramentas, tais como: o e-mail, conversa instantânea via MSN ou SKYPE, o importante é fazer com que os alunos troquem informações e tenha um destinatário para debater sobre as produções elaboradas durante a execução do projeto. Caso haja a possibilidade de ser uma classe de outra cidade, município ou estado seria mais interessante, pois além dos alunos trocarem informações sobre a poesia poderiam conhecer crianças de outros lugares. Para o professor também seria uma experiência riquíssima, pois estaria trabalhando colaborativamente via on line efetivamente e rompendo os muros da sala de aula através da tecnologia. O planejamento colaborativo é um ótimo instrumento para o professor ter novas referências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário