quarta-feira, 27 de julho de 2011

As Modalidades de Comunicação no Ensino a Distância podem ser classificadas segundo a sua natureza de comunicação entre os tutores e alunos, como:


1- Curso de Natureza Síncrona

É todo aquele que exige que os interlocutores estejam conectados ao serviço no mesmo momento para que haja a troca de mensagens. Está comunicação é interativa e está relacionada ao uso de mecanismos de comunicação síncronos à semelhança do telefone, entre outras tecnologias que permitam a interação de forma "on line". Muito usada nos cursos a distância devido à interação instrutor/aluno.



 Exemplos de Serviços Síncronos:

É todo aquele caracterizado pela comunicação que, semelhantemente ao telegrama, possui momentos para envio e recepção de mensagens diferidos no tempo. A interação entre tutores e alunos não é em tempo real (on line). Um Curso caracterizado pelo aprendizado independente, onde o aluno recebe materiais para estudar ilustra bem o caso.







Exemplos de serviços assíncronos:


 

Curso de Natureza Semi-síncrona

São cursos baseados em mecanismos de comunicação síncrona, porém que também utilizam formas de comunicação assíncrona. Nem todos os cursos ultilizam somente a comunicação síncrona, em função da inflexibilidade de tempo e horário, isso justifica o fato de a maioria das intituiçoes de ensino disponibilizarem material de apoio via mecanismos assíncronos, como FTP, WWW, e-mail.

Cursos de Natureza Semi-assíncrona

São cursos que mesmo que baseados em mecanismos assíncronos, ultilizam ocasionalmente as formas de comunicação síncrona. A disponibilização de telefones para contato do aluno ao serviço de atendimento em caso de dúvidas sobre os materias de um determinado curso a distância ilustra bem o caso.

Quadro1: Modalidades da Comunicação nas EaDs

Tipo de Comunicação Natureza da Comunicação Suporte teconlógico
Um-para-Um Síncrona Telefone, videofone
Um-para-Um Assíncrona E-mail, FTP
Um-para-Muitos Síncrona Transmissão interativa por satélite
Um-para-Muitos Assíncrona Listas de discussão
Muitos-para-muitos Síncrona Transmissão interativa por satélite
Muitos-para-muitos Assíncrona Reuniões através do Computador


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Permitir ou não o uso da wikipédia com os nossos alunos?

Discutimos sobre a questão de permitir ou não o uso da Wikipédia como fonte de pesquisa por nossos alunos e chegamos ao consenso que como nosso projeto é referente à leitura, acreditamos que toda fonte de pesquisa com conteúdo útil deve ser aproveitada.
Sabemos que a wikipédia é uma enciclopédia livre, onde todos podem contribuir com informações sobre os mais variados temas ali existentes, e que a equipe que monitora a enciclopédia “filtra” as informações postadas antes de publicá-las. Portanto, é uma fonte segura de pesquisa.
O que temos que fazer sempre em nosso cotidiano enquanto professores, é orientar nossos educandos a comparar sites, não ficarem presos apenas a wikipédia. Sempre solicitamos no referencial bibliográfico no mínimo três fontes de pesquisa, afim de que os alunos comparem e discutam as informações, e havendo contradições nos sites procurem outras fontes de pesquisas como livros, revistas e a nossa orientação.
Consideramos que as redes de comunicação desde que bem orientadas quanto ao uso são ótimas ferramentas de trabalho, portanto não há motivos para não permitirmos o uso das mesmas. Ainda mais quando se trata de estimular a leitura em nossas crianças e jovens, temos que trabalhar com as ferramentas do cotidiano deles – a internet.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Paula Fernandes " Pássaro de Fogo"

Ser professor é ...

Professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o
aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
É consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...
É entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
É importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.
É ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo".
É apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés..
É ser mãe, pai, irmão, avô,
É ser ciência, paciência.
É ser ação, é ser bússola, é ser farol.
É ser luz, é ser sol.
É ser artista, malabarista, pintor, escultor, doutor, musicólogo, psicólogo